Filhotes CachorroO adestramento de cães deve iniciar desde quando ele é um filhote, pois quanto mais cedo ele aprender, será mais fácil para que guarde os comandos básicos. Quando pequenos são fofos e encantadores, mas quando crescem podem se tornar assustadores e por isso, é importante que esse treinamento comece desde cedo.

Por isso, o melhor momento para treiná-lo é filhote. A diferença de começar quando ele ainda é pequeno é que quanto mais velho, mais comportamentos incorretos ele terá acumulado ao longo da vida. Assim que ele chegar em sua casa, é importante que se inicie a fase da educação e em seguida comece o adestramento.

Vantagens de Adestrar um Cão Filhote

Informações Fáceis de Guardar

Está mais preparado para receber e guardar as informações que seu dono passa. Uma educação apropriada em sua infância pode poupar alguns estresses quando ele estiver na fase adulta.

Facilidade de Associação

Como eles são mais famintos na infância, é possível adestrá-lo com recompensas de comida, por exemplo, quando ele obedecer. Se não adiantar, petiscos podem atraí-lo, mas é necessário cuidado para que ele não troque a ração por eles.

Entusiasmo dos Donos

No início, os donos ficam mais entusiasmados para cuidar do seu animal e podem perder um pouco disso ao longo do tempo. Quanto mais cedo adestrá-lo e ensinar a ter uma boa convivência com as pessoas de sua casa, mais rápido ele será um cão educado, obediente e amado por todos.

Baixa Agressividade

Geralmente, alguns cães filhotes tem manias de desobedecer o dono quando contrariados ou quando querem comidas ou objetos. É necessário que nessa relação exista um líder (dono), para que o cachorro não faça tudo o que quer. Quanto mais cedo ele aprender qual é o seu limite, menos trabalho os donos terão com problemas de agressividade na fase adulta. Um exercício fácil é ser firme quando necessário e quando o animal obedecer oferecer recompensas. Seu dono só será respeitado se tiver dado a ele limites em sua infância.

Dica: Os cães não são capazes de entender o que dizemos, mas eles entendem a forma como dizemos. Assim é possível ter uma postura mais rígida quando ele está errando. Mas não bata no animal para fazer isso. As agressões não devem ser utilizadas para adestrar um cão.

Cuidados em Casa para o Adestramento Doméstico

Deve-se ter em mente que o cachorro filhote é semelhante a uma criança, assim, se você não quer que ele faça estragos em sua casa, procure deixar objetos e produtos perigosos (plantas, vidros com remédios, produtos químicos, fios, etc.) em locais em que ele não tenha acesso. Se houver jardins na casa, procure locais onde ele possa se machucar e remova-os.

É importante lembrar que como é um filhote irá reagir de forma diferente quando em contato com ambientes que ele não conhece: ficará sozinho, poderá andar ou viajar em carros, conhecerá novas pessoas e é preciso fazer com que ele se acostume com isso. Para acalmar os filhotes nessas horas, os veterinários podem indicar sprays ou plugs de feromônios que o ajudarão a se controlar, diminuindo a ansiedade e o medo que podem estar sentindo.

Dicas Básicas para Adestrar seu Filhote

  1. É importante ensiná-lo no dia a dia, desde o momento em que ele chega na casa;
  2. Ensine o que é certo e o que é errado. Quando ele fizer algo correto, é importante que o dono o elogie, faça carinhos e se alegre porque ele aprendeu algo. Essa atitude faz com que o cão perceba que agiu de forma certa. Já nos momentos em que ele fizer errado, fale um "não" e o repreenda...mas sem gritar ou ser agressivo;
  3. Para ensinar o cãozinho a dormir no local certo, prepare uma cama e coloque-o lá até ele se acostumar. Antes de deitar certifique-se de levar o cachorro ao quintal para ver se deseja fazer suas necessidades, para que não faça no seu local de dormir. Filhotes costumam ‘chorar’ a noite e se sentirem sozinhos em seus primeiros dias na nova casa. Uma dica é colocar um brinquedo, jornal ou panos para que ele se sinta protegido;
  4. Quando ainda não são educados, costumam fazer suas necessidades em qualquer local. É importante treinar o cachorro para fazer no jornal ou em locais apropriados. Lembre-se que quando ele deseja fazer isso, começa a ficar agitado, cheirando o chão e fazendo círculos.