Cachorro Pá BocaHá atitudes que você pode tomar com seu cãozinho assim que ele chegar em sua casa. Repetir essas coisas é educar seu filhote para que, mais tarde, ele possa ser um cachorro adulto muito mais sociável e obediente. Donos que educam desde pequenos tem menos problemas, além do adestramento ser muito mais eficiente e rápido em cães que já foram educados. 

  • Advertir na hora errada – Se você for dar uma bronca depois, o cachorro não entenderá o porquê da advertência e acabará se acostumando com aquela repressão.
  • Correr atrás quando ele estiver com algo na boca – Não raro os cães fazem alguma coisa errada só para chamar atenção do dono. Quando você corre para pegar o objeto de sua boca, você só estará reforçando essa ideia, dando a atenção que ele quer.
  • Ir a seu encontro sempre que o filhote chorar – Se você for acalentá-lo toda vez que ele chorar, o cachorrinho entenderá que, chorando, seu dono sempre estará perto dele.

Como Socializar seu Cachorro?

A socialização não é só o ato de um cachorro viver em harmonia com outros. A socialização é a apresentação do mundo para o cão, evitando que ele adquira fobias de determinadas coisas ou acontecimentos. Se observarmos, há muitos cães que não se dão bem com outros cachorros, têm medo da rua, de barulhos, pessoas, inclusive crianças, têm medo de banho, de tratamento veterinário e até de inofensivos brinquedos.

Levar seu filhote para conhecer o mundo pode ser tarefa complicada, até porque não é recomendado que o cachorro visite a rua antes de completar todo o ciclo de vacinas, mas ele precisa utilizar o carro, ir a lugares públicos em seu colo, ser tocado por diversas pessoas e ver outros cães que você tenha certeza que já foram vacinados. O animal pode e deve enfrentar diversas situações para que ele já venha se acostumando com o que o espera.

Período para Socializar

O período limite de socialização é de aproximadamente quatro meses, e até esse momento, você precisa entender que experiências variadas para o cachorrinho, mesmo em seu colo, são mais que necessárias. Um filhote socializado é porta de entrada para um cão adulto equilibrado.

Consultas comportamentais podem ajudar muito nesse processo. A família se reúne para listar os maus hábitos do mascote. Aí, o treinador avalia e estabelece uma melhor convivência entre a família e o cachorro, respeitando as necessidades de todos. Vale salientar que essa consulta é feita com o filhote ainda em fase de socialização. É muito mais fácil evitar problemas do que desfazer aquilo que já foi aprendido.

Curiosidades sobre Cachorros

  • O chihuahua é a menor raça de cachorro do mundo. Seu peso varia entre 400 gramas e 2,5 kg;
  • Os cães têm poucas glândulas sudoríparas e acabam suando pela língua. É por isso que eles vivem com a língua para fora;
  • Um cachorro para de obedecer a um comando quando percebe que outro cão está recebendo uma recompensa maior pelo mesmo esforço;
  • O cachorro mais pesado é o São Bernado – o Beethoven. Ele pesa 125 quilos;
  • O agility é um esporte para cães que foi criado em 1978, na Inglaterra, com o intuito de distrair o público que visitava o Crufs Dog Show. Com base em provas de hipismo, o cachorro precisa passar por diversos obstáculos em menor tempo possível e cometendo um número bem baixo de faltas. Seu condutor não pode tocar no animal, portar objetos ou comida. Esse esporte é feito com a união de animal e proprietário, que proporciona agilidade e disposição para os dois.

Sobre o Latido dos Cachorros

  • O que mais late: Yorkshire. Desbancou o pinsher.
  • O latido mais alto: Rottweiller. O latido é de 105 decibéis. Mais alto que uma bateria de escola de samba ou uma sirene de ambulância (100 decibéis).
  • O latido mais fino: Schnauzer Miniatura.
  • O latido mais estranho: Pug, com o latido curto e rouco. Parece um engasgo.