logo.jpg






Cães e Gatos
Golden Retriever Água
 
Os animais domésticos podem ser os de companhia, de quinta e os animais exóticos. Os de companhia são os cães, gatos, aves, peixes, hamsters, os exóticos são as iguanas, cobras, e os de quinta são “animais da fazenda”, como a vaca, o cavalo, a galinha, o porco, que por mais que não morem dentro de casa, possuem um lugar específico para viver (como curral, galinheiro, etc.) diferente do seu habitat natural, e convivem com o homem. Para isso, é possível realizar o adestramento de cães e outros animais.
    
Veja aqui algumas características dos principais animais domésticos:

Cães

Os cães ou cachorros (Canis lupus familiaris) foram um dos primeiros animais a serem domesticados, e hoje é o preferido de todos, pois além de ajudar em diversas atividades, é um verdadeiro companheiro, criando fortes vínculos com seus donos. É um mamífero canídeo, onívoro (se alimenta de produtos de origem animal e vegetal), possui mais de 400 raças, e também os vira-latas, que são os cães sem raça definida.

Os cachorros têm muitas características que os tornam de grande utilidade, como sua corrida vigorosa, a caça, o excelente olfato e audição, a obediência, agilidade, inteligência, e a boa capacidade de aprendizagem. Por esses e outros motivos, são adestrados para diversas atividades, como cão de caça, pastor de rebanhos, cão de guarda, cão de busca, cão de resgate, guia de cegos, esportistas e também como cão de companhia, por serem extremamente dóceis, um verdadeiro amigo.

Importante: É necessário estabelecer aos cães, desde o início, um local para fazerem as necessidades, local para se alimentar, e para dormir. Mas é preciso ter paciência, pois esse aprendizado demora algum tempo. Após as refeições, eles começam a farejar o chão procurando um local, e é nessa hora que é preciso levá-lo ao lugar certo de fazer as necessidades. Se ele fizer no lugar errado, repreenda-o logo após.

 Raças indicadas para determinadas atividades e ambientes:

  • Cão Guia: Pastor Alemão, Golden Retriever e Retriever do Labrador

  • Cão para apartamento: Beagle, Bichon Frisé, Basset Houd, Chihuahua, Cocker Spaniel Inglês, Cocker Spaniel Americano, Dachshund Miniatura, Lhasa Apso, Maltês, Pincher, Poodle, Pequinês, Pug, Shar Pei, Schnauzer Miniatura, Shih Tzu, Scottish Terrier, Westie Terrier, Yorkshire.

  • Cão de resgate: Pastor Alemão, Pastor Belga, Boxer, Doberman, Labrador, Rottweiler.

  • Cão de guarda: Bullmastiff, Doberman, Rottweiler, Pastor Alemão, Pastor Belga, Komondor, Puli, Schnauzer Gigante, Rhodesian Ridgeback, Kuvasz, Chow Chow, Mastiff.

 

Principais Raças de Cachorro

 

 

Akita InuDálmata Pequinês

American Pitbull

Dobermann  Perdigueiro
BassethoundDogue AlemãoPinscher
BeagleDogo Argentino Poodle
Bernese Mountain DogFila Brasileiro  Rottweiler
Bichon Frisé
Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro São Bernardo
Boxer
Gonden Retriever Schnauzer
Border Collie

Husky Siberiano

Setter Irlandês
Bulldog
Labrador  Sharpei
Bullmastiff
Lhasa Apso    Shih Tzu
Bull Terrier
Maltês  Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia
Chihuahua
Mastiff  Pug
Chow Chow
 Mastino Napoletano  Teckel, Basset Cofap ou Dachshund
Cocker Spaniel Americano
 Old English Sheepdog Yorkshire Terrier
Cocker Spaniel Inglês
Pastor Alemão Weimaraner
Collie
Pastor de Shetland  Whest Highland White Terrier

 

Gatos

Gato Rajado BrancoO gato faz parte da família dos felinos, animais mamíferos carnívoros, e assim como o cachorro, é um dos animais domésticos mais populares. A principal característica do gato, é seu individualismo, graça, simpatia, solidão, e sua independência,  por mais que seja domesticado, continua sendo “livre”, não se submete ao seu dono como o cão, sai a hora que quer, come a hora que gosta, deita onde achar melhor. É um bichinho com um instinto “folgado”. São também caçadores naturais, mesmo quando criados em casa e bem alimentados, quando tiverem a oportunidade, caçarão.

Ao contrário do que muitos pensam, o gato é um animal carinhoso, e quando seu dono chega, o recebe com um som especial. Quando satisfeito ele sempre ronrona, e quando mia se dirige às pessoas e não à outros gatos, e quando defendem seu território, é unicamente contra outros gatos. Possuem muitos sons, ruídos, espirros...e em relação aos cinco sentidos, possuem desenvolvidos o tato, audição e visão. O bigode é um órgão tátil muito sensível nos gatos.
 
Sua corrida não se compara em termos de velocidade com a dos cães, mas por ter garras, consegue subir em árvores, muros, e deslocam-se por meio de saltos e movimentos harmoniosos.
 
Mesmo não parecendo, pela idéia de que “gato não gosta de água”, os gatos são limpos. Possuem a língua áspera, que serve para fazer a própria limpeza. Por isso vivem se lambendo e se alisando.
 

Raças de Gato


Bengal: Gato de pelagem semelhante a de um leopardo, de comportamento dócil, inteligente e obediente. O Bengal gosta de brincar com água, é um exímio escalador, pescador e caçador, além de ser bastante elegante.

 

Chartreux: Gato de origem francesa, de pelagem densa e brilhante, médio porte, forte e elegante. Tem um comportamento carinhoso, esperto e de fácil socialização.


Himalaio: Também conhecido como Himalaia, é uma raça mestiça de Persas e Siameses. Possui pelagem exuberante, cheia e de textura sedosa. Sao animais carinhosos, que gostam de ficar no colo, dóceis, caseiros e silenciosos.


Gato Cinza Pelo Longo Maine Coon: Essa raça apresenta um aspecto de animal selvagem, devido ao seu tamanho, peso e apararência. Pessoas que gostam de cachorro, terão facilidade com esse animal, que até coleira usa. Uma particularidade da raça é o fato de gostar de água, saindo de casa para passear nos dias de chuva. São animais que adoram altura, são amáveis, receptivos, dóceis, tranquilos e inteligentes.


Persa: Gato de origem britânica, de focinho achatado e pelagem longa. De tempearamento carinhoso, companheiro, bastante apegado ao dono, o Persa gosta de ficar no colo e receber afagos. É bastante tranquilo, dorme bastante, quase não mia, não costuma sair de casa, caracterizando-se como uma raça dependente. É afetuoso e brincalhão, na maior parte do tempo, convivendo de maneira pacífica com outros gatos e cães.


Ragdoll: Raça canadense, conhecida por sua extrema sociabilidade. A cor de seus olhos é azul e sua pelagem é fofa e sedosa. O Ragdol costuma dormir de barriga pra cima, no colo das pessoas ou em qualquer lugar São muito mansos, meigos, brincalhões, dóceis e receptivos.


Sagrado da Birmânia: Essa raça é também conhecida pelo nome de Briman. Costuma pedir a atenção do dono, mordiscando seu calcanhar. É docil, carinhoso e uma perfeita companhia. O Birman é extremamente inteligente. De porte médio e olhos azuis, a raça possui patas brancas, como se usasse luvas. O Sagrado da Birmânia possui saúde forte.


Siamês: Originário da Tailândia, o gato Siamês adora o contato com o dono, fincando no colo a maior parte do tempo. São afetivos, dóceis e interagem com as crianças de casa, além de serem dotados de grande inteligência. Ponta da cauda, patas e extremidades do focinho tem pelagem mais escurecida que a restante do corpo.


Siberian: Essa raça preserva um aspecto rústico de gatos provenientes de florestas. Excelente caçador, os Siberian são também brincalhões, afetivos com os donos e não costumam estranhar as visitas. São dóceis, companheiros, apegados ao dono e de fácil adaptação às mudanças climáticas.

 

 

 

Criação de Animais <<-- Cães e Gatos -->> Espécies de Animais